CMS Carlos Cruz Lima

Estrada do Colégio, nº 983- Colégio - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21235-280 | ☎ Telefone: (21)2473-3707
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Claudia Freire Da Silva Torres | Email: claudiafreire@vivario.org.br | Contato: (21)99301-0094 | CNES: - ESF: 04 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Outubro Rosa

Sábado Rosa

   Em comemoração ao Outubro Rosa, o CMS Carlos Cruz Lima, no dia 22/10/2011 realizou um multirão para a realização do exame de preventivo e exame das mamas. Muitas mulheres que não podiam fazer o exame durante a semana tiveram a oportunidade de participar já que o evento aconteceu no sábado. Nossa equipe ficou muito feliz pois houve grande participação da comunidade.





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Outubro Rosa


    Para as mulheres que não podem comparecer na unidade nos dias úteis  no CMS Carlos Cruz Lima nesse Sábado 22/10/2011  no horário de 08:00 as 13:00 acontecerá um evento onde estará sendo realizando o exame de prevenção do color do útero e de mama.
      
Atenção!
Orientações para coleta de preventivo no dia 22/11/2011
  1. Mulheres que ainda não tiveram relações sexuais não poderam fazer o exame;
  2. São necessários três dias de abstinência sexual para que o exame possa ser coletado;
  3. durante a copleta de preventivos será feita também o exame das mamas.

Semana para Conscientização e Prevenção da Sífilis

Semana para Conscientização e Prevenção da Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa 
causada por uma bactéria: a Treponema pallidum. Ela é adquirida, principalmente, via contato sexual desprevenido, com parceiro infectado. Pode ser transmitida de mãe para feto: sífilis congênita.Conhecer sobre ela é de extrema importância, uma vez que, não sendo curada, pode manifestar complicações sistêmicas e, inclusive, causar problemas como cegueira, paralisia e danos cerebrais.Seus principais sintomas podem ser confundidos com o de outras doenças sexualmente transmissíveis. Assim, o diagnóstico confirmatório deve ser feito, buscando em amostras de sangue a presença de anticorpos anti-Treponema neste material.A presença de ínguas na virilha e de pequenas feridas de bordas endurecidas e profundas, ambas indolores, são características da primeira fase. Essas manifestações surgem aproximadamente 15 dias após o contato com a bactéria e, entre três e seis semanas, desaparecem sem deixar cicatrizes. Em razão dessa última característica, o indivíduo pode acreditar que já se curou, deixando de fazer o tratamento.Quando isso ocorre, após um período de latência que varia entre seis e oito semanas, a doença volta a se manifestar, afetando a pele e órgãos internos de acordo com o grau de comprometimento destes. Dores de cabeça e garganta, mal-estar, febre, além de perda de apetite e de peso são alguns sintomas. O surgimento de ínguas em outras regiões do corpo e lesões de pequeno diâmetro, róseas ou violáceas, planas e indolores são outras características da segunda fase desta DST. O indivíduo pode permanecer nesta por tempo indeterminado, podendo durar a vida toda.A fase terciária é, na maioria das vezes, destrutiva e incapacitante. Ela consiste na evolução crônica da doença, apresentando sintomas relacionados aos órgãos mais debilitados por ela, podendo levar à morte.A sífilis pode ser evitada com o uso da camisinha e tratada com a utilização da penicilina: procedimentos que evitam esta gama de complicações.Recomenda-se que o infectado não tenha relações sexuais neste período.
Mulheres gestantes ou que desejam engravidar devem fazer o exame, a fim de prevenir uma possível contaminação do bebê.  
O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

No dia 18/10/2011 foi realizado uma palestra para conscientização e prevenção da sífilis com distribuição de camisinha no auditório do Ciep Dom Oscar Romero para os alunos da escola.No final a galera ainda ganhou um lanchinho!





















Participaram da Palestra Dª Ana Paula, Gerente Carlos, Enfª's Silvana e Raquel, Adm Bianca, Acs's Jane,Marília, Fátima, Marisa, Luciana Costa, Renata.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia do Médico

Dia do Médico




   Os médicos fazem parte de nossas vidas desde o momento que nascemos. Neles depositamos toda a confiança para cuidarem de nossa saúde. Este profissional importante dedica grande parte do seu tempo à vida humana, muitas vezes perdendo horas de sono e em companhia da sua família.
   Sempre com atenção e carinho, honram sua missão de manter e salvar

vidas.
   Paciência, equilíbrio e compreensão são fundamentais para que tragam palavras de esperança e conforto nos momentos difíceis. E por amor à profissão, também se alegram com as vitórias dos pacientes.

   Aproveite o Dia do Médico para demonstrar todo reconhecimento por estarem presentes em tantos momentos de nossa vida.

O CMS Carlos Cruz Lima parabeniza os médicos Dr Adonis, Drª Ana Paula, Drª Mariana e a todos os Médicos.

Outubro Rosa

Outubro Rosa


 O Outubro Rosa tem a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e é o mês dedicado à informação e prevenção desta doença. Trata-se da valorização da disciplina que já existe na mulher, em especial quando o assunto é sua saúde.
O Outubro Rosa é um evento internacional que ganha a adesão cada vez maior de instituições preocupadas com a saúde da mulher. As instituições participantes, simbolicamente, iluminam seus edifícios com a cor rosa, além de abrirem espaço para palestras e campanhas educacionais de prevenção.
O câncer de mama é o mais freqüente entre as mulheres. Dentre os fatores de risco está a obesidade, a primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos), a menopausa tardia, a primeira gestação após os 30 anos, os antecedentes familiares, entre outros. Mas também há fatores protetores como a amamentação, a atividade física e a gestação em idade jovem. Alguns mitos confundem a população em geral. O uso de antitranspirantes e tipos específicos de roupas íntimas não causam câncer, mas são mitos difundidos sem controle por meio da internet.
Apesar das pacientes com história familiar de câncer de mama terem um risco maior de desenvolver a doença, esta não é uma condição para que ocorra. A maioria dos casos diagnosticados não apresenta correlação hereditária. Os principais sintomas incluem: nódulos (caroços), alteração de pele, abaulamentos e retrações da mama, secreção com sangue pelo mamilo e gânglios axilares aumentados.
O auto-exame é uma interessante estratégia para a mulher conhecer seu próprio corpo e assim reconhecer possíveis alterações. Mas é fundamental deixar claro que o auto-exame não substitui os exames periódicos. Apesar do desconforto causado pela mamografia, ela ainda é o principal exame para o diagnóstico do câncer de mama em fase inicial.
A detecção precoce está diretamente relacionada aos melhores índices de cura, atingindo 95% em determinadas situações. Mas isto implica na descoberta do tumor antes de ser palpável através do auto-exame, portanto, ele não pode ser a única estratégia. É imprescindível que as mulheres façam sua mamografia anualmente após os quarenta anos, lembrando que mulheres com casos especiais de alto risco deverão iniciar os exames aos 35 anos, ou antes. Mas sempre com o acompanhamento médico.
O tratamento em fases iniciais permite a cirurgia conservadora da mama acometida. Quando isso não é possível, técnicas atuais de cirurgia plástica permitem diminuir a sensação de perda da mama, um dos símbolos da feminilidade da mulher, e preservam a sua auto-estima. A cirurgia reconstrutora da mama é considerada parte do tratamento. Além da cirurgia, outros recursos terapêuticos incluem a quimioterapia, a radioterapia e a hormonioterapia.
Participe deste Outubro Rosa 2011. Ajude a divulgar a importância de atitudes preventivas e de detecção precoce do câncer da mama.

Infográfico

04 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
0 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
0 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Colégio, nº 983- Colégio

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h

Telefones

(21)2473-3707

Tecnologia do Blogger.