CMS Carlos Cruz Lima

Estrada do Colégio, nº 983- Colégio - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21235-280 | ☎ Telefone: (21)2473-3707
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Claudia Freire Da Silva Torres | Email: claudiafreire@vivario.org.br | Contato: (21)99301-0094 | CNES: - ESF: 04 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Palestra de Prevenção e Conscientização da Pediculose

Palestra de Prevenção e Conscientização da Pediculose

   No dia 28/07, o Cms Carlos Cruz Lima, realizou uma palestra no auditório da escola Municipal Dom Oscar Romero, para os alunos sobre a pediculose, famoso piolho, que é muito comum nas crianças em idade escolar. Após a palestra as acs realizaram uma apresentação de música. Uma paródia com a música das empreguetes falando sobre a pediculose.





O piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez.Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
O período de incubação dura de 8 a 10 dias. A infestação ocorre mais em crianças, principalmente nas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças. Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos.
Sintomas
* Coceira intensa no couro cabeludo;
* Feridas causadas pelo ato de coçar;
* Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;
* Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hiperdia - Grupo de Hipertensão e Diabets

Hiperdia - Grupo de Hipertensão e Diabets





















Vacinação Contra a Pólio

Vacinação Contra a Pólio


A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. A vacinação é o único mecanismo capaz de garantir que o vírus, que ainda circula pelo mundo, não volte a ingressar em território nacional.
























Redução de Danos

Redução de Danos

   A redução de danos age com uma proposta diferente da maioria das abordagens do uso e abuso de drogas que costumam manter o uso de drogas (lícitas e ilícitas) no lugar de marginalização. Enquanto algumas abordagens já exigem abstinência antes mesmo de começar o tratamento, a redução de danos se propõe antes a escutar o usuário e o uso que ele faz das drogas e, partindo disso, agir reduzindo tanto quanto possível os eventuais prejuízos que vem sendo acarretados a esse indivíduo pelo uso indevido das drogas, bem como orientá-lo no sentido de fazer um uso menos prejudicial. Desse modo, a RD não coloca os usuários em nenhum outro lugar senão no de cidadãos com direito à vida e à saúde, e estimula nessas pessoas práticas de cuidado de si para que possam efetivamente tomar seus lugares no tecido social independentemente de uma adequação à moral hegemônica abstinente. Dito de outro modo, a RD age no sentido de transformar a realidade do usuário de drogas de uma situação de margem, marcada por estigmas sociais que o prendem a um lugar de aberrância, de desviante, sujo, doente e criminoso para um lugar de cidadão com direitos, considerando-o em sua singularidade e valorizando suas escolhas.





segunda-feira, 18 de junho de 2012

TRA - Tratamento Restaurador Atraumático!!

TRA - Tratamento Restaurador Atraumático!!

   Tratamento Restaurador Atraumático, conhecido como ART ou TRA (em português), representa uma filosofia de atenção odontológica que alia a intervenção minimamente invasiva, quando necessária, aos métodos educativo-preventivos, no controle da doença cárie dentária, bem como representa um tratamento restaurador com grande abrangência social, constituindo-se por isso, eficaz medida restauradora em saúde coletiva. 




 A dentina cariada desmineralizada e insensível é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia.

 Após a remoção da substância dentária cariada com instrumentos manuais, a cavidade é preenchida com cimento de ionômero de vidro de auto-endurecimento convencional.





A principal vantagem da técnica do TRA é a possibilidade de tratar os dentes cariados sem dor, eliminando o stress e o medo do tratamento dentário, sendo particularmente indicado para crianças em idade escolar, acamados e pessoas com deficiência motora.

Infográfico

04 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
0 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
0 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Colégio, nº 983- Colégio

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h

Telefones

(21)2473-3707

Tecnologia do Blogger.