segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Estão todos convidados para mais uma vez estarmos juntos na realização da 9ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue, no dia 03/02/2012.
A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.
Explore o Site da Dengue e aprenda tudo sobre a epidemia e como fazer a prevenção.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumular.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
GRUPO DE HIPERTENSÃO E DIABETES
PROGRAMA DE CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabete Mellitus (DM) constituem fatores de risco para doenças cardiovasculares (morte súbita, infarto agudo do miocárdio, edema agudo de pulmão, acidente vascular encefálico e insuficiência renal. As mais incidentes são o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular encefálico (AVE).
Essas doenças, constituem a principal causa de mortalidade na faixa etária de 30 a 69 anos e são responsáveis por 65% do total de óbitos, atingindo a população adulta em plena fase produtiva. Por esse motivo, a HAS e DM foram considerados agravos de saúde pública, onde cerca de 60% a 80% dos casos podem ser tratados no âmbito de atenção básica, de acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 07 do MS/2001. Dessa forma, evita-se o aparecimento e a progressão das complicações, reduz-se o número das internações hospitalares devido a esses agravos, bem como a mortalidade por doenças cardiovas Dez passos para uma alimentação saudável:
- Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 ou 6 refeições diárias.
- consuma tipos variados de verduras, legumes e frutas - prefira sempre aqueles de coloração intensa, como os verdes escuros e amarelos.
- Escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, feijão, cereais integrais (arroz e pão integral) e farinhas (aveia, trigo).
- Evite alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.
- Consuma pouco sal de cozinha; evite alimentos com alto teor de sal. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha, orégano) ou limão, para tornar as refeições mais saborosas.
- Diminua o consumo de gordura
- Evite o fumo e as bebidas alcoólicas
- Beba muita água!
- Mantenha um peso saudável.
- Procure ter uma alimentação saudável e uma atividade física regular e moderada.
30 de janeiro, Dia Mundial de Combate a Hanseníase
Dia 30 é comemorado mundialmente o dia de combate a Hanseníase. Todo ano essa comemoração se dá no ultimo domingo de janeiro, data definida pela Organização Mundial de Saúde. Essa doença infecto contagiosa é uma das mais antigas e ainda não foi erradicada.
A Hanseníase é uma doença que qualquer pessoa pode ter, indiferente da idade. Ela interfere diretamente nos nervos, o que dificulta a movimentação das mãos, dos pés e dos olhos e causa amortecimentos. Se for tratada no início tem menos chances de causar deformações ou deixar marcas.
O sintoma mais comum da hanseníase é mancha na pele com pouca ou nem uma sensibilidade. Ela não coça e pode aparecer em qualquer parte do corpo. Caso a pessoa apresente este sintoma, é considerada suspeita de hanseníase e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
A hanseníase é uma doença que tem cura. Basta procurar ajuda assim que a suspeita aparecer. Os familiares da pessoa com a doença também são examinadas e medicadas para garantir que a doença não se espalhe.