Dia 30 é comemorado mundialmente o dia de combate a Hanseníase. Todo ano essa comemoração se dá no ultimo domingo de janeiro, data definida pela Organização Mundial de Saúde. Essa doença infecto contagiosa é uma das mais antigas e ainda não foi erradicada.
A Hanseníase é uma doença que qualquer pessoa pode ter, indiferente da idade. Ela interfere diretamente nos nervos, o que dificulta a movimentação das mãos, dos pés e dos olhos e causa amortecimentos. Se for tratada no início tem menos chances de causar deformações ou deixar marcas.
O sintoma mais comum da hanseníase é mancha na pele com pouca ou nem uma sensibilidade. Ela não coça e pode aparecer em qualquer parte do corpo. Caso a pessoa apresente este sintoma, é considerada suspeita de hanseníase e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
A hanseníase é uma doença que tem cura. Basta procurar ajuda assim que a suspeita aparecer. Os familiares da pessoa com a doença também são examinadas e medicadas para garantir que a doença não se espalhe.
0 comentários:
Postar um comentário