CMS Carlos Cruz Lima

Estrada do Colégio, nº 983- Colégio - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21235-280 | ☎ Telefone: (21)2473-3707
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h
Gerente: Claudia Freire Da Silva Torres | Email: claudiafreire@vivario.org.br | Contato: (21)99301-0094 | CNES: - ESF: 04 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 19 de outubro de 2013

Outubro Rosa (Dia D) 19/10/2013

Outubro Rosa (Dia D) 19/10/2013

 O Centro Municipal de Saúde Carlos Cruz Lima,  abriu as portas neste sábado (19) para oferecer diversos serviços gratuitos às mulheres. Das 8h às 13h, foram realizadas  coleta de material para o exame preventivo de câncer do colo do útero e palestras.
A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que conta com atividades em todas as unidades de saúde do município durante este mês. As solicitações de exames clínicos da mama, mamografia e preventivo (papanicolau) foram intensificadas no posto durante todo o mês de outubro, que também promoveu palestras, consultas de enfermagem, caminhadas, atendimentos a gestantes.
“Embora o foco da campanha seja a prevenção do câncer de mama, também estamos desenvolvendo ações para prevenir câncer de colo de útero. O objetivo é oferecer uma assistência mais abrangente ao público feminino.
Outubro Rosa
A campanha “Outubro Rosa” é um movimento mundial realizado para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos por ano no país.





                                                       
                                                                   + FOTOS AQUI

Outubro Rosa 2013

Outubro Rosa 2013


 
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.No mês mundial de conscientização sobre a doença, tire 13 dúvidas sobre o câncer de mama.

1 - O que causa o câncer de mama?
Na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica. Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).
2 - Atinge homens em que proporção?
O câncer de mama em homens é raro. Estima-se que, do total de casos da doença, apenas 0,8% a 1% ocorram em pessoas do sexo masculino.
3 - Existe algum sintoma além de caroço no seio?
A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sinais e sintomas menos frequentes são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo). Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
4 - É sempre possível notar a doença por meio do toque nos seios?
Não, a patologia tem uma fase em que as lesões são do tipo não-palpáveis. Por isso, é importante a realização de exames de imagem na faixa etária de maior risco.
5 - Segundo o Inca, o autoexame não é estimulado como medida de detecção. Por quê?
Considerando as evidências atualmente disponíveis, não se pode recomendar ou fomentar o ensino do autoexame como método de rastreamento. Também não foi evidenciada diminuição da mortalidade por câncer de mama com o uso do autoexame. Entretanto, o Inca destaca a importância de que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas. A recomendação é que, diante da observação de qualquer alteração ou mudança nas mamas, busque imediatamente a avaliação de um médico.
6 - Prótese de silicone nos seios pode levar à doença?
Não há evidência científica de que exista associação entre implantes mamários de silicone e o risco de desenvolvimento de câncer de mama.
7 - Como é o tratamento de câncer de mama?
O tratamento é multidisciplinar, ou seja, deve incluir a opinião de vários especialistas médicos, como o mastologista, o radiologista, o oncologista clínico, o radioterapeuta, assim como enfermeira especializada, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia.
8 - Quais são as chances de cura de câncer de mama?
Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é importante que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
9 - Quais mudanças de hábito podem diminuir a chance de desenvolver câncer de mama?
Mudar estilo de vida pode reduzir 28% dos casos de câncer de mama. A ingestão excessiva de álcool aumenta as chances de ter câncer de mama porque altera os níveis hormonais, como o do estrogênio (toda mulher o produz, mas existe uma atuação importante dele no desencadeamento da patologia). Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas. Se o consumo de bebidas alcoólicas fosse moderado, com no máximo um drinque por dia (uma lata de cerveja, um cálice de vinho, uma dose de bebida destilada), reduziria em 6% a incidência.
O excesso de peso precisa ser eliminado, porque significa alteração nos níveis hormonais. Além disso, quando as células de gordura estão repletas, liberam fatores pró-inflamatórios. É como se a pessoa estivesse em um processo de inflamação generalizada, o que a torna mais vulnerável a fatores cancerígenos. O recomendado é que o índice de massa corporal não ultrapasse 25, prevenindo 14% dos diagnósticos.
Deixar de lado o sedentarismo queima as gorduras e equilibra os hormônios. Mas tem de ser em ritmo moderado, como uma caminhada mais acelerada, e por, no mínimo, 30 minutos diários. Com o tempo, a dica é tentar aumentar a intensidade ou estender o período. A medida isolada pode diminuir em 11% os casos de câncer de mama.

10 - Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?
Os de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e leguminosas (como feijão, lentilha, grão-de-bico). Têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não foi possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a morte delas, interrompendo a multiplicação desordenada.
A ideia de que determinado alimento é bom para tal tipo de câncer não se aplica. Tem de haver sinergismo entre os compostos, o que ajuda em todos os tipos da doença. Por isso, é importante variar a alimentação ao máximo. A recomendação é consumir, no mínimo, 400g por dia de vegetais, sendo 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras. Cada porção equivale a uma quantia que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.
11 - O que não se deve comer para ajudar na prevenção?
Entre os alimentos prejudiciais estão os embutidos, que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos. Os conservantes em contato com o suco digestivo do estômago se transformam em compostos cancerígenos. Evite ao máximo comê-los, mas o ideal é que não sejam consumidos.
Limite carne vermelha a 50g semanais. A forma de preparo dos alimentos, especialmente das carnes (de qualquer tipo), pode influenciar. Os feitos na chapa ou fritos trazem malefícios, porque a exposição a altas temperaturas também atua na formação de compostos cancerígenos. Prefira levá-los ao forno ou usá-los em ensopados. Se quiser grelhar, opte pelo pré-cozimento. O churrasco também eleva os riscos. Além da temperatura alta, a fumaça do carvão tem dois componentes cancerígenos (alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático), que impregnam na refeição.
12 - Qual é a importância da amamentação?
Amamentar diminui entre 10% e 20% os riscos de a mãe ter a doença. Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário por dentro. Assim, se houver células agredidas, são eliminadas e renovadas. Quando termina a lactação, várias células se autodestroem, entre elas algumas que poderiam ter lesões no material genético. Outro benefício é que as taxas do hormônio feminino estrogênio caem durante o período de aleitamento.
13 - Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?
Existem estudos que demonstram fraca relação de causalidade entre pílula anticoncepcional e risco da doença, enquanto outros demonstram alguma relação.



Fonte: profissionais do Inca: Fábio Gomes, nutricionista da Área de Alimentação, Nutrição e Câncer; Jeane Glaucia Tomazelli, técnica da Divisão de Atenção Oncológica; e Carlos Federico Lima, vice-diretor do Hospital do Câncer III (unidade do instituto responsável pelo tratamento do câncer de mama).

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CARTAZES DAS UNIDADES DA AP 3.3 FINALISTAS DO III CONCURSO DE BLOGUEIROS

CARTAZES DAS UNIDADES DA AP 3.3 FINALISTAS DO III CONCURSO DE BLOGUEIROS

Vejam os cartazes das Unidades da AP 3.3 que estão finalistas no III Concurso de Blogueiros da Saúde da Família e suas respectivas categorias.

sábado, 14 de setembro de 2013

Equipe 3 em Ação - Sábado Especial para Realização de Exames Citopatológico

Equipe 3 em Ação - Sábado Especial para Realização de Exames Citopatológico








                                                            + FOTOS

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Palestra Sobre Tuberculose

Palestra Sobre Tuberculose

Grupo de gestante 30/07

Grupo de gestante 30/07

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Caixa de Sugestões

Caixa de Sugestões

Agora o Carlos Cruz Lima conta com uma caixa de sugestões com o objetivo de colher idéias, sugestões, e críticas dos usuários, cujo o principal intuito é a melhoria dos serviços prestados.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAIBA QUEM PARTICIPA DA PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV

SAIBA QUEM PARTICIPA DA PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV

quinta-feira, 6 de junho de 2013

"FIQUE POR DENTRO DA 1ª PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV"

"FIQUE POR DENTRO DA 1ª PESQUISA DE OPINIÃO DA SUBPAV"

Saiba mais da 1ª Pesquisa de Opinião da SUBPAV.

A partir do dia 10 de junho de 2013, daremos início a primeira grande Pesquisa de Opinião já vista dentro da SUBPAV.

Todos que fazem parte como funcionários da SUBPAV e prestam serviços para a rede podem participar dando sua opinião.

A ideia surgiu da necessidade de “ouvir” o público interno de todas as unidades e assim realizar mudanças positivas em diversos âmbitos da Subsecretaria.

A participação de todos é muito importante e não será possível identificar seus respondentes, uma vez que a pesquisa é SIGILOSA.

Contamos com a ajuda e respostas de todos!

Sua opinião pode mudar!




sexta-feira, 24 de maio de 2013

Grupo de Sentimento

Grupo de Sentimento


Espaço de Enfrentamento das Tristezas

Convida!!!!!!
Próximo Encontro 28/05 - Manhã
09 as 12h




"Não se acostume com o que não te faz feliz,
Revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças,
Mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!"

Fernando Pessoa





segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vacinação Contra a Influenza Parte II

Vacinação Contra a Influenza Parte II









Curso de Capacitação para a Ficha de Risco Social

Curso de Capacitação para a Ficha de Risco Social






quinta-feira, 25 de abril de 2013

Campanha de Vacinação Contra Influenza

Campanha de Vacinação Contra Influenza








                                                           Veja + Fotos Aqui

Homenagem ao dia das mulheres

Homenagem ao dia das mulheres



                                                             Veja + Fotos Aqui

sábado, 2 de março de 2013

Semana da Mulher

Semana da Mulher




No dia Internacional da Mulher celebrarmos todos os direitos adquiridos pelo sexo feminino!

O dia 8 de março foi escolhido porque nesta mesma data em 1857, na cidade de Nova Iorque, um grupo de mulheres operárias lutavam por uma carga horária de trabalho mais digna. Vejam só, pediam a redução de 14 horas para 10 horas de trabalho, atualmente a carga horária é de 8 horas por dia! Infelizemente o ato foi reprimido com violência e muitas mulheres morreram por esta causa.

 A história das mulheres na busca pelos serviços de saúde, expressa, com freqüência, discriminação e frustrações que aparecem como fonte de tensão e mal-estar psicofísico. A humanização e a qualidade da atenção, que norteiam a atual proposta, devem promover o reconhecimento e o respeito aos direitos humanos das mulheres, dentro de um marco ético que garanta a saúde integral e o bem-estar. 



No mês das mulheres nossa unidade preparou uma semana especial para essas guerreiras. Do dia 06/03 até 08/03 teremos uma programação especial voltada integralmente para elas.


SEMANA DE HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

CRONOGRAMA 

DIA 06/03/12

DIA DO CUIDADO COM A SAÚDE “EU ME AMO EU ME CUIDO”

Palestras abordando temas sobre prevenção de doenças como: DST, Câncer do Colo de útero e mama, gravidez na adolescência, sexualidade na menopausa, alimentação saudável

Horário da manhã e tarde

DIA 07/03/13

ELAS QUEREM, ELAS PODEM, MUDAR É PRECISO

Palestra sobre os direitos da mulher, Lei Maria da Penha


DIA 08/03/13

DIA DA BELEZA

Oficina de maquiagem e penteado, concurso “A mais bela” com premiação.




quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Café da Manhã

Café da Manhã

No dia 27/02/2013, aconteceu em nossa unidade um delicioso café da manhã, em homenagem aos nossos idosos. Com palestra do Médico Thiago e da Enfermeira Silvana e distribuição de kits escova pelos dentista Julio e Assistente de Saúde Bucal Cintia, além da colaboração dos Agentes de Saúde.










                                                             Veja + Fotos Aqui

Infográfico

04 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
0 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
0 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Colégio, nº 983- Colégio

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h

Telefones

(21)2473-3707

Tecnologia do Blogger.